Manchas no rosto: conheça alguns tratamentos

Quem tem mancha no rosto sofre. O primeiro sofrimento é se dar conta ao se olhar no espelho do aparecimento de manchas.  Depois é descobrir que não é fácil o tratamento. O sofrimento maior vem depois ao fazer não sei quantos tratamentos e não ver resultado algum. Eu sei bem o que é isso.

Quando me dei conta das minhas manchas no rosto fui procurar ajuda. Como estava fazendo um tratamento estético com uma fisioterapeuta demato-funcional iniciei minha saga com ela. Foram feitos alguns peelings de cristal, limpeza de pele e receitados alguns cremes e loções para ajudar no clareamento da pele.

Há várias tratametos que podem auxiliar no fim das manchas no rosto

Posso garantir que houve uma pequena melhora, mas as manchas estavam ali gritando ainda. Por conta própria, porque sou fã dos produtos da Adcos, decidi comprar o clareador deles. Também senti que houve alguma melhora, mas nada muito significante.

Na época, fui pesquisar na internet os tratamentos e a experiência de pessoas que sofriam deste mesmo mal. E foi meio frustrante. A grande maioria relatava que não conseguiu resolver em definitivo o problema das manchas no rosto.

Há uns quatro meses decidi entrar nessa guerra novamente e procurei uma dermatologista. Ela foi muito objetiva e disse que o tratamento é longooooooooo. Que as manchas começam a reduzir com cerca de seis meses e que só após uns dois anos é possível ver  um resultado satisfatório.

Ela me receitou o Vitacid Plus. Me deu uma amostra grátis que até agora estou usando porque as minhas manchas se concentram no buço (bigode) e é para se passar uma pequena quantidade.

Estou gostando do resultado. A mancha tem desaparecido em algumas partes e continuo religiosamente passando o creme.

Resolvi fazer um post sobre os tratamentos que encontrei durante as minhas pesquisas. Mas não esqueçam que qualquer tratamento só deve ser feito com orientação de um profissional, seja ele médico, um fisioterapeuta dermato-funcional ou esteticista. Tem uma briga dentro dessas atividades para saber quem é quem pode ou não pode indicar os tratamentos…

Tratamentos

 No post “Manchas no rosto: o que fazer quando elas aparecem?”, falei que as manchas no rosto (melasmas) são um distúrbio de pigmentação caracterizado por marcas acastanhadas e irregulares, principalmente nas bochechas, buço, testa, nariz, queixo, pescoço e antebraços.  Normalmente aparecem em função do excesso de exposição ao sol, alterações hormonais e predisposição genética. Quando as três causas se unem então o resultado é intenso.

Vejam uma listinha de alguns tratamentos. Até agora fiz o item 1 e 2.

 

1. Cremes manipulados ou prontos

Estes produtos tem em sua base ácidos que tem o poder de despigmentar as machas na pele, reduzindo ou eliminando as manchas. Quando manipulado, o percentual ativo destas substâncias é maior que nos produtos vendidos em farmácias.

Cremes são os produtos mais indicados pelos profissionais

As substâncias mais conhecidas para o clareamento da pele são a Hidroquinona, Idebenona,  Ácido kójico e Cosmocair C25.

 

2. Peelings superficiais

São indicados para remover a camada superficial da pele e devem ser feitos com indicação profissional. Para o peeling, é utilizado creme manipulado com ácido retinóico com uma concentração maior do que em um tratamento cosmético comum.  Este tipo de peeling deixa a pele avermelhada por alguns dias, mas não causa impedimentos para o paciente, como não poder sair de casa por alguns dias.

Outra excelente alternativa são os peelings

Hoje existem vários destes procedimentos de peelings superficiais. Dependendo do quanto se tem para investir, é possível fazer tratamentos com técnicas modernas e bastante eficazes, como ICP (Innovation Concept Peel), Belides e Amelan .

 

3. Luz intensa pulsada

Age destruindo as células manchadas da pele. Após o procedimento, surgem pequenas crostas que somem em dez dias. São necessárias pelo menos quatro sessões para um resultado satisfatório.

Luz intensa pulsada

4. Fraxel laser

É alternativa menos agressiva e trata as camadas da pele em que o melasma aparece. É recomendada para tratamento de manchas na pele causadas por hormônios. São indicadas pelo menos três sessões.

 

5. Terapia fotodinâmica com ALA

Esta técnica foi originalmente utilizada para tratar o câncer de pele, mas tem se mostrado bastante eficaz no tratamento de manchas na pelo provocadas pelo excesso de exposição ao sol.  O tratamento é feito com ácido aminolevulínico – uma substância que potencializa os efeitos da luz. São necessárias de uma a três sessões.

Textos relacionados:


19 Comentários Publicados

  • Sandra Regina Lisbôa Coutinho da Rosa — 25/08/2011 @ 17:58

    Eu tive manchas por muito tempo e posso afirmar que a única coisa que realmente faz efeito é o creme TRI LUMA vendido nas farmácias e com receita do seu dermatologista.
    Perdi anos e muito dinheiro usando cremes manipulados que clareavam um pouco as manchas e depois elas reapareciam.
    A única coisa que fez efeito foi este creme e depois tem que usar bloqueador solar direto, mesmo no inverno, pois senão elas voltam. bjs


  • Manchas no rosto: conheca alguns tratamentos | Linkbão — 25/08/2011 @ 19:58

    [...] Conteúdo Completo Coisas de Vênus [...]


  • Vênus — 28/08/2011 @ 15:48

    Sandra, na sua região tem praia? se sim, como faz para se proteger? isso é uma coisa que me preocupa muito. tenho evitado ir a praia por causa das manchas, mesmo adorando o mar! amanhã tenho consulta com a minha dermatologista, vou perguntar a ela sobre esse eu creme! obrigada pela dica!


  • Alexandra Venturi Simioni — 14/10/2011 @ 0:47

    Oi Gente!! Tenho 30 anos e as manchas no rosto me perseguem desde os 23. Percebi que elas apareceram depois que comecei a tomar anticocecpcional, por isso estou há 3 anos sem colocar as “baguinhas”na boca rs. Fiz muitos tratamentos: cremes clareadores da Avon, Lucy’s, cremes de farmácia, fui em 4 dermatologistas diferentes…todos os tratamentos davam algum resultado mas nunca consegui eliminar as manchas de vez, até que a última dermato recomendou que eu fizesse Luz intensa pulsada(lip) + ácido retinóico. Fiz duas sessões sem muito resultado, na terceira vez só fiz a lip e depois daquela fase de descamar é que veio o resultado: minhas manchas sumiram, praticamente todas, o que resta é ainda um vestígio que espero que nessa sessão que fiz hoje elas desapareçam de vez. Durante o mês estou usando vitacid plus e percebo que ele tbm ajuda bastante.
    Resumindo (se dá pra fazer isso rs) o que mais deu resulktado foi a LIP e o Vitacid. O importante é que minha pele está melhorando muiito e eu estou super feliz. Bjusss


  • Vênus — 16/10/2011 @ 14:27

    Alessandra, que ótima dica! uma esperança e tanto para quem vem buscando alternativas para se livrar nas manchas. obrigada por compartilhar! beijosss


  • Maria Raquel Machado Ribeiro — 31/10/2011 @ 18:41

    Fiquei feliz em saber que tem alguem que conseguiu se livrar das manchas do rosto pois fiz varios tratamentos com dermatologistas e não tive muito resultado. Desaparecem por algum tempo e logo reaparecem.


  • Maria Raquel Machado Ribeiro — 31/10/2011 @ 18:51

    As manhas começaram a partir de ter tomado remedios controlados.sinto -me mal com as manchas tenho vergonha de sair de casa apesar de trabalhar fora.


  • Vênus — 01/11/2011 @ 2:04

    Maria Raquel, pra mim é um grande tormento o fato da questão não ser resolvida por completo em função da possibilidade de retorno. adoroooooooooo praia, mas tenho evitado completamente por causa das manchas. isso me dá uma grande aflição. mas como o há tratamento e a medicina tem avançado a cada dia quem sabe aparece algo mais definitivo né. vamos fazer uma campanha pelo uso do protetor solar diário para evitar manchas. acho que ele é o nosso grande aliado. tudo de bom!!!!!!!!!!


  • sergio oliveira — 23/01/2012 @ 17:31

    nao sei mais oq fazer… ja fui em varios dermatoligistas,ja gastei bastante,e elas(as manchas) ainda reinam nas maçans do meu rosto,no meu nariz e no meu buço(bigode).ja fiz uso de acido retinoico em manipulação.e as manchas vao e voltam mas escuras ainda.e o pior é q moro no extremo norte,ond o sol é muito forte.moro em boa vista.RR.tenhu pele morena e oleosa.pode m indicar um protetor solar eficiente.grato


  • Vênus — 29/01/2012 @ 23:44

    Olá Sergio, uso o Minesol Oil Control da Roc, fator 30. fizemos até um post sobre aqui no site. depois dá uma olhada: http://www.coisasdevenus.com.br/protetor-solar-para-pele-oleosa-eou-com-acne. que se fala agora é que o fator realmente eficiente é o 30, então não adiantar comprar os superiores a este. deve ser renovado em duas e duas horas para quem está fazendo tratamento ou evitando novas manchas. isso mesmo dentro de uma área coberta, como em casa ou no trabalho. é uma grande disciplina, mas ajuda muito.


  • quiteria — 22/02/2012 @ 1:20

    que e bom para tirar mancha do rosto já fui e varias demartologista mas o produto que elas passa não adianta nada clareia um pouco mas depois volta pior uso protetor para faci fator 60 mas masmo assim.


  • joelma — 20/04/2012 @ 12:25

    olha na minha gravidez apareceram umas manchas ecuras por todo o meu rosto e foi usando um creme manipulado q eu me livrei delas , mais para continuar fazendo efeito tenho q usar sempre …. bjs meninas


  • josiane — 05/07/2012 @ 13:32

    Ola! Gostaria de saber se o Vitacid é mais forte do que o Glyquin??
    Usei o Glyquin por 2 meses, as manchas voltaram, o que devo usar agora?? Obrigada!!!


  • Vênus — 02/08/2012 @ 5:32

    Josiane, você usa protetor o tempo todo??? até em casa, no computador??? quem tem tendência as manchas nao pode ficar sem usar um único dia o protetor, senão as manchas voltam!!!!


  • cristiane lopes — 24/08/2012 @ 1:28

    olá stou com um sério problema de manchas no rosto ,já fiz varios tratamentos mas ñ vejo resoltado.por favor mim ajude!acho que foi depois de um pilling que fiz


  • neraci — 25/08/2012 @ 2:23

    manhcas saem e voltam isto é certeza, temos que usar cremes clareadores pra vida toda….


  • FERNANDA — 13/09/2012 @ 13:03

    olá , estou fazendo um tcc sobre manchas na pele, fatores intriscicos e extricico , causa das manchas , vcs tem algo qjue possa me ajudar.
    grata fernanda giusti
    ESTETICISTA


  • telma — 04/10/2012 @ 16:12

    Eu tenho essas manchas sofro muito cm isso eu ja
    fis de tudo e nao sai uso suavicid uma pomada


  • telma — 04/10/2012 @ 16:16

    Nao use remedio por conta propia a pele do rosto e muito sencivel



Deixe uma mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem